Quer ser feliz? Agradeça!!

obrigadoNo último post, vimos que a felicidade é um fator determinante para alcançarmos o sucesso. E vimos que ser feliz depende do foco que se dá, sendo este na existência impagável ou nos momentos comprados…
Hoje veremos, que estudos comprovam, que a gratidão é fator fundamental para alcançarmos a felicidade.
Segundo alguns filósofos da antiguidade e pesquisadores da atualidade, a gratidão tem papel fundamental na conquista da felicidade plena.
Segundo Robert A. Emmons, PhD da University of Califórnia Davis, diz que em sua pesquisa pessoas que comunicam a gratidão possuem emoções mais positivas, como o amor, a alegria, entusiasmo, felicidade e otimismo. E que a prática da gratidão protege a pessoa de pensamentos negativos como inveja, ressentimento, ganância e depressão. Segundo sua pesquisa, o indivíduo grato é capaz de lidar com mais eficácia com o stress diário, sendo mais resiliente aos traumas, recuperando-se dessa forma, mais rapidamente até mesmo de doenças físicas!! Sim, isso mesmo, pessoas gratas tem mais saúde!!
E mais! Pessoas gratas são capazes de se relacionar duas a quatro vezes melhor com o próximo!
Mas afinal, o que é ser grato?
Segundo o dicionário, gratidão é uma emoção que se manifesta com sentimento de dívida, pelo reconhecimento de um benefício prestado por alguém a ela.
Ser grato portanto é perceber no dia a dia, todos os benefícios que a vida nos dá a cada segundo.
Mas como ser grato quando o outro não nos faz favores e ao contrário, chega a nos prejudicar? Ser grato neste caso, dependerá mais uma vez do foco que se dá ao ocorrido. Sempre haverá algo a se agradecer, mesmo quando a situação aparentemente seja prejudicial. Se uma coisa ruim aconteceu, muitas outras boas também. Afinal, o dia tem 24 horas!
Pessoas comuns não fazem isso. Somente pessoas gratas conseguem faze-lo!
Você poderá dizer: – Eu não consigo ver coisas boas e ser grata quando alguém me prejudica! Sim, eu entendo e realmente não estou com este texto querendo transformar o mundo em sentimentos alienados. A dor é inerente ao ser humano.
Talvez você esteja pensando agora: Eu sou uma pessoa grata (o)!
Mas quantas vezes por dia, você expressa em palavras sua gratidão?
Será que você é aquela pessoa que diz, eu não sou de falar, mas dentro de mim eu sinto…
Pessoas que se comportam dessa forma, são pessoas não gratas. São aquelas pessoas que talvez sintam em algum momento a gratidão, mas não devolvem em palavras às pessoas. Só que a palavra é causadora de realidade! Na medida em que você verbaliza sua gratidão, existe um conscientização que o levará a atitudes de retribuição cada vez maiores ao mundo, transformando assim a sua realidade, levando sua vida a patamares cada vez mais elevados atraindo situações cada vez mais benéficas a você!
Ou ainda, você pode ser aquela pessoa que diz: Eu não pedi nada, deu porque quis!
Pessoas assim, são pessoas ingratas! Não conseguem reconhecer que a vida lhes dá diariamente todos os recursos para serem felizes. Essas pessoas geralmente são carregadas de ressentimento, colocando a culpa de sua infelicidade e mazelas sempre nos outros e nunca se responsabilizam pelas suas atitudes. São pessoas que vivem doentes, vitimizadas, frustradas e… infelizes!!!
Mas a boa noticia é que a gratidão se aprende. É questão de treiná-la! E você pode começar hoje mesmo, com pequenos muito obrigados…
Obrigada meu filho, por permitir ser sua mãe (ou pai)
Obrigada meu pai, por ter cuidado do meu sustento enquanto eu era criança.
Obrigada minha mãe, pelo cuidado desde o seu ventre, me gerando e proporcionando a vida.
Obrigada Deus, por eu ter acordado nessa manhã. É mais um dia!
Obrigada pelo meu trabalho, que mesmo não sendo aquilo que quero é dali que tiro meu sustento.
Obrigada amigos que me ajudam quando eu preciso.
Obrigada…
Obrigada…
Obrigada…
Garanto que se começar, encontrará motivos de sobra pra agradecer… Você verá que a vida já lhe dá todo necessário para ser feliz!
Pessoas gratas estão sempre sorrindo e até cantam sozinhas, pessoas gratas amam mais e são mais amadas, pessoas gratas são otimistas, tem fé, esperança, são dóceis e compreensivas.
Pessoas gratas, são pessoas normais, que sentem dor, mágoa e raiva, mas não ficam estacionadas nesses sentimentos negativos, preferindo retornar rapidamente ao estágio mais feliz e saúdável!
Na nossa vida sempre existirá o lado bom e não tão bom, mas a força que qualquer destes lados terão em nossas vidas, dependerá somente de nós mesmos e de nossas escolhas!
Então eu te convido a partir de agora, a perceber quanta coisa você tem a agradecer todos os dias e te convido a expressar essa gratidão em palavras, a todos os envolvidos e tenho certeza que após algum treino, você verá que sua vida começará a mudar para uma esfera nunca antes imaginada!
Conte comigo!
Texto: Maria Lùcia Carvalho – Wellness Coach

 

2 comentários sobre “Quer ser feliz? Agradeça!!

Deixe seu comentário!

